CIDADANIA

Missão de enfretamento à Covid-19 realiza testagem de moradores em reservas ambientais do Rio Negro

No último sábado (30/05), a Aliança para o Enfrentamento do Coronavírus esteve em comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista

A missão Aliança para o Enfrentamento do Coronavírus reúne diversas secretarias estaduais, fundações públicas, organizações sociais e empresas privadas, com o proposito de melhorar a notificação de casos de Covid-19 e tornar mais ágil o tratamento das populações tradicionais que vivem nas áreas de reservas ambientais.

No último sábado (30/5), os profissionais que participam da missão, estiveram nas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, na região do baixo Rio Negro.

Além de ações de saúde, a missão levou atendimento em telemedicina, fornecimento de medicamentos, cestas básicas, oxímetro e gasolina para embarcação. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) entregou uma placa de energia solar à comunidade Três Unidos para ajudar nos atendimentos de telessaúde. Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizaram testes para Covid-19 e outros atendimentos demandados pelos moradores.

A missão já visitou outras comunidades. No dia 21 de maio, foram enviados 200 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 para moradores de três Unidades de Conservação Estaduais (UC), gerenciadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Quem participa

Além da Susam e da FA, participam da Aliança, as secretarias estaduais de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e Meio Ambiente (Sema), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Associação de Comunidades Sustentáveis da Reserva do Rio Negro (ACS Rio Negro), Fundación Avina, Aliança dos Povos Indígenas, Lojas Americanas, Instituto Coca-Cola e Bemol.

Pular para o conteúdo