DESTAQUE

Prefeito de Manaus estende regime de teletrabalho até o final do mês de junho

Decisão reforça o posicionamento manifestado por Arthur Neto, contrário a reabertura dos serviços não essências, a partir da próxima segunda-feira (1/6).

O atendimento presencial nos órgãos públicos municipais vai continuar suspenso, pelo menos até o final do mês de junho. A decisão tomada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), está publicada no Diário Oficial do Município (DOM) que circulou no início da noite de sexta-feira (29/5). Nesta edição (nº 4.851) está publicado o decreto 4.836, onde o prefeito prorroga até o dia 30 de junho o regime de teletrabalho que começou a vigorar no último dia 23 de março.

Além de manter o regime de teletrabalho, o decreto mantém suspensa a participação de funcionários em eventos, cursos e treinamentos e as atividades de estagiários. O decreto mantém inalteradas as regras relativas as atividades essências, quando imprescindíveis ao funcionamento mínimo, e à garantia de continuidade do serviço público, devendo ocorrer, preferencialmente no horário das 8h às 14h, podendo ser utilizado o sistema de revezamento entre servidores, excetuando-se do revezamento os servidores que pertençam aos grupos de risco.

Não foram alcançados pelo decreto, os servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Casa Militar, das secretarias municipais de Comunicação (Semcom), Limpeza Urbana (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). As especificidades de funcionamento desses órgãos deverão ser regulamentadas por portaria dos dirigentes das respectivas pastas.

A decisão tomada pelo prefeito de Manaus reforça o posicionamento manifestado por ele quando do anuncio do relaxamento das medidas de isolamento social, com a abertura gradual do comércio e igrejas, a partir da segunda-feira (1/6). Na ocasião, Arthur Neto se revelou preocupado que “afrouxar o isolamento social” possa acarretar um aumento no contágio pelo novo coronavírus. “Temo por uma segunda onda, um segundo pico, que pode ser ainda mais grave”, alertou.

“Vamos estender nosso regime de trabalho em casa e continuo afirmando que eu não faria um plano de reabertura agora, porém, como disse ao governador, coloco toda minha torcida para o êxito. Vamos lutar para que dê certo, mesmo eu não concordando com a ideia, pois acredito que a reabertura precoce da economia não significa a volta dos empregos e crescimento do Produto Interno Bruto. Devemos voltar nossa atenção para segurança da população”, reafirmou o prefeito. “A luta contra o novo coronavírus não acabou, não podemos baixar a guarda, pois o inimigo é invisível e não podemos dar chances de recaídas. Vamos continuar adotando todas as medidas de proteção”, concluiu Arthur.

Pular para o conteúdo