DESTAQUE

Governo estadual reforça estrutura de saúde do interior para ampliar oferta de atendimento aos casos de Covid-19

Nesta sexta-feira, o governador Wilson Lima entregou unidades de cuidados intermediários e insumos de saúde em Lábrea. Ele também antecipou o pagamento da segunda parcela do FTI

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta sexta-feira (29/05), três Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) para o município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus). Compostas por respiradores, bombas de infusão e monitores multiparâmetros, a unidades serão importantes para pacientes de média complexidade, que precisem de ventilação mecânica. Wilson Lima confirmou, ainda, a antecipação do pagamento da segunda parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI), com recursos da ordem de R$ 515 mil, que anteriormente só seriam repassados em julho.

“São unidades intermediárias para atender os moradores aqui de Lábrea e também da região dos municípios que estão próximos. Felizmente nós não temos nenhum paciente internado aqui, por conta do Covid. A gente espera que assim continue, mas se houver a necessidade de quem mora aqui, ou de quem mora nos municípios de Tapauá ou Canutama virem para cá, nós estamos com essa estrutura preparada”, explicou o governador Wilson Lima.

Acompanhado da secretária de saúde, Simone Papaiz; do secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior, Cássio Roberto Espírito Santo; e do prefeito de Lábrea, Gean Barros; o governador também visitou a farmácia do hospital, que tem apaixonadamente 70% de abastecimento. Por meio do Governo do Estado, foram entregues novos medicamentos, insumos, testes rápidos para Covid-19 e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Nós, desde o início dessa pandemia, já enviamos para cá mais de 80 mil itens de EPIs, estamos mantendo a remessa também de medicamentos. Já fizemos um repasse, em março, de R$ 515 mil e vamos fazer agora um outro repasse para ajudar a prefeitura nesse processo de ampliação dessa rede de atendimento”, disse Wilson Lima, ao destacar o apoio do estado aos municípios do interior.

Nova ambulância

O governador Wilson Lima autorizou a compra de uma nova ambulância para o município. O veículo que atendia Lábrea até o ano passado foi perdido em um incêndio, e apenas uma ambulância de pequeno porte vinha realizando os atendimentos.

“Estamos comprometidos em enviar uma ambulância para fazer o atendimento. Isso não reflete só o atendimento no município, mas também para os municípios no entorno, com menor capacidade de operação. O município tem trabalhado muito ativamente, tanto no controle quanto na assistência. O Governo do Estado vem fazer essa parceria. Já estávamos, desde o início da pandemia, realizando todo esse suporte, mas o enfrentamento agora é voltado para o interior”, afirmou a secretária Simone Papaiz.

Combate à Covid-19

Os leitos de UCI e equipamentos chegam para reforçar a estrutura de saúde de Lábrea, que tem obtido bons resultados no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o último boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), divulgado na quinta-feira (29/05), o município tem 48 casos confirmados e nenhum óbito.

“Isso só vem a contribuir com o combate ao coronavírus na região do Médio Purus. Parabéns ao governador, que está estruturando não só o município de Lábrea, outros sete polos que serão também atendidos. Isso é o compromisso do governo com o interior do nosso estado”, avaliou o prefeito Gean Barros.

Atualmente nenhum paciente está internado por Covid-19 e não houve casos graves que precisassem de remoção para a capital por meio de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. Lábrea tem população de 46 mil habitantes.

“Estamos acompanhando apenas 11 pacientes leves e assintomáticos, mas, se for necessário para o enfrentamento de casos graves ou de um surto maior na cidade, estamos preparados”, garantiu o secretário municipal de saúde, Dário Vicente.

Qualidade no atendimento

O secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Roberto Espírito Santo, frisou que o Governo do Estado trabalha para qualificar as estruturas de saúde do interior.

“Lábrea é um município-polo da região do Purus. Com esse processo a gente vem trazendo mais qualidade de atendimento para a população, um serviço que praticamente não existia em alguns municípios. Os respiradores que estamos instalando aqui, se o paciente agravar, ele pode ser transportado junto com o respirador pela ambulância e aguardar a UTI aérea do estado na pista do aeroporto. Ganha no tempo da remoção e na qualidade”, pontuou.

Ele destaca, ainda, a importância de executar ações direcionadas ao interior do estado, num momento em que os municípios vêm apresentando alta na quantidade de casos confirmados de Covid-19, chegando a superar a capital, quando somados.

“Com o aumento do número de casos, a gente se preocupa e vem trabalhando diuturnamente para tentar ajudar os municípios. Porém, no interior, a gente tem uma letalidade muito menor, o que colabora para equilibrar a letalidade do estado. A letalidade no interior gira em torno de 3%, na capital em torno de 8%. Esse atendimento precoce dá qualidade de vida à população”, avaliou Cássio.

Medidas Preventivas

Desde o início da pandemia, Lábrea adotou procedimentos restritivos e preventivos, para garantir a saúde da população e evitar a disseminação do coronavírus.

Quem chega pela BR-230 (rodovia Transamazônica), por embarcação ou pelo aeroporto passa pelo protocolo de triagem e recebe uma pulseira amarela, que indica que a pessoa mora em Lábrea e, se necessário, vai cumprir quarentena; ou pulseira vermelha, que identifica profissionais que prestam serviços essenciais.

O comércio essencial adotou medidas como a oferta de álcool em gel na entrada e saída dos clientes, além da entrega de máscaras. O município realizou ações de conscientização e orientação pra população.

Pular para o conteúdo