REGIÃO AMAZÔNICA

Primeiros casos de coronavírus em indígenas são registrados em Rondônia

Os sintomas da doença apareceram cerca de uma semana depois de terem ido à capital para sacar o auxílio emergencial na Caixa Econômica.

Três pessoas do povo Karitiana são os primeiros casos de Covid-19 em indígenas de Rondônia. Eles são da aldeia Caracol, localizada a 90 quilômetros da capital Porto Velho.

De acordo com a prefeitura da cidade, os três indígenas já estão em isolamento na Casa de Apoio à Saúde do Índio, acompanhados por agentes do Distrito Sanitário Especial Indígena, Dsei.

Cerca de uma semana depois de terem ido à capital para sacar o auxílio emergencial na Caixa Econômica, os indígenas começaram a sentir os sintomas da doença, quando já estavam na aldeia.

O presidente da Associação Karitiana, Cledson Pitana Karitiana, relata que nas seis aldeias da região, o receio com o impacto da doença aumentou depois da confirmação dos casos.

Cledson Karitiana explica que, apesar dos apelos e orientações, está difícil manter os indígenas nas aldeias.

Ainda segundo Cledson Karitiana, em abril, 130 cestas básicas foram entregues nas comunidades com apoio da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. Agora, os indígenas aguardam o envio de mantimentos pela Funai.

A coordenação do Dsei não informou o estado de saúde dos três indígenas. A Funai também ainda não se posicionou sobre o assunto.

De acordo com o Instituto Socioambiental, que monitora o avanço do novo coronavírus em povos indígenas, são 371 casos confirmados e 23 mortes de indígenas que vivem em área rural por Covid-19.

Da redação, com informações da Rondônia Agência Nacional

Pular para o conteúdo