EDUCAÇÃO

Fiocruz Amazônia lança edital de bolsas de estudo para seleção de jovens cientistas

Estão sendo oferecidas 32 bolsas de estudo para estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas, reconhecidas pelo MEC.

O Instituto Leônidas & Maria Dean (Fiocruz Amazônia) está com inscrições abertas para o Programa de Iniciação Científica (PIC), destinado a estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições iniciaram na sexta-feira (15/5) e seguem até o dia 12 de junho, com o envio da documentação obrigatória descrita no edital, para o e-mail pic.ilmd@fiocruz.br

As bolsas de estudo são oferecidas pela Fiocruz por meio de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Estão sendo disponibilizadas, 32 cotas de bolsas, incluindo duas bolsas para as coleções existentes na Unidade, para a Fiocruz Amazônia.

A coordenadora do PIC da Fiocruz Amazônia, Priscila Aquino, destaca a que o apoio da Fapeam aos estudantes, por meio de bolsas, é fundamental para a existência e desenvolvimento dos projetos de iniciação científica da Fiocruz Amazônia. “Com o financiamento das bolsas e também do auxílio-pesquisa ao PIC, a Fapeam propicia aos alunos uma experiência única, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade para a resolutividade dos problemas estudados ou alvo da pesquisa”, afirma.

Ela destaca ainda que diante dos cortes que a ciência vem sofrendo no País, o apoio do governo do Amazonas, por intermédio da Fapeam, demonstra um diferencial positivo quanto ao apoio à formação de recursos humanos no Estado.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, chama atenção para importância de um programa de iniciação científica, majoritariamente o primeiro contato do estudante de graduação com o mundo científico, por meio da pesquisa aplicada ou básica. “Por meio desse primeiro passo abrem-se aos jovens pesquisadores perspectivas acadêmicas, antes desconhecidas. Além disso, ampliam-se horizontes em direção à produção inicial de novos conhecimentos nas diversas áreas, que podem contribuir para uma postura criativa, indagadora e executiva frente ao mundo e à sociedade. Esse é um caminho que também possibilita o acesso à ciência, contribuindo para a sua popularização”, afirma.

Requisitos do Edital
Para participar do processo de seleção do PIC do ILMD/Fiocruz Amazônia o candidato deve estar regularmente matriculado e ter Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) com valor igual ou maior que 7,0 (no caso de bolsa nova) e não ter reprovação em disciplinas afins às atividades do projeto de pesquisa que pretende desenvolver, além de outras condições, descritas no edital. No caso de renovação de bolsa, a nota deve ser maior ou igual a 6,0.

Devido ao contexto de pandemia, o processo seletivo do PIC será todo online, e o Banco de Currículo vai facilitar aos pesquisadores a busca e seleção de estudantes interessados em participar de iniciação cientifica na Fiocruz Amazônia.

Paic 2020
A Fapeam via Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) oferta para a edição 2020-2021 um total de 1.283 cotas de bolsas, distribuídas para estudantes de 14 instituições de ensino e pesquisa do Estado. O valor da bolsa para estudante de iniciação científica corresponde a R$400, ao mês, por 12 meses.

Pular para o conteúdo