DESTAQUE

Após dois anos de espera, nova termelétrica do município de Eirunepé começa ser instalada

O projeto que está sendo executado pela Eletrobrás Amazonas Energia, deve ser concluído no primeiro semestre de 2021.

Já estão no município Eirunepé os equipamentos que faltavam para instalação da nova termelétrica, que vai ampliar a capacidade de fornecimento de energia da cidade. A atual usina que abastece Eirunepé opera em 4 a 5 MW. A nova, usina terá o dobro da produção e capacidade podendo chegar a 10 MW. O projeto que está sendo executado pela Eletrobrás Amazonas Energia, deve ser concluído no primeiro semestre de 2021.

A chegada dos mais de 60 equipamentos foi comemorada pelo prefeito de Eirunepé Raylan Barroso, que articula a instalação da nova termelétrica a pelo menos dois anos. Segundo ele, a nova usina significa um grande passo para o desenvolvimento do município.

“Fizemos muito esforço por sabermos do problema que é não ter energia em casa. Houve um tempo em de duas em duas horas os eirunepeenses ficavam sem eletricidade, isso sem falar dos prejuízos para comércios e empresas. Houve um tempo em de duas em duas horas os eirunepeenses ficavam sem eletricidade, isso sem falar dos prejuízos para comércios e empresas. Isso agora vai mudar com certeza. Isso agora vai mudar com certeza”, afirma.

O prefeito explica que o projeto de expansão da linha de transmissão interligará a atual estação à nova. Ele afirma que toda a estrutura da inserção elétrica da Eletrobrás na rede, proporcionará maior confiabilidade ao sistema de abastecimento de energia elétrica no município, e também no atendimento às exigências nas horas de pico.

De acordo com Raylan Barroso, as tratativas para a implementação da nova usina foram anunciadas oficialmente em 2018, em uma audiência pública na Câmara Municipal de Eirunepé, com a presença do deputado federal Sidney Leite, deputado estadual Josué Neto, vereadores, além de representantes da Eletrobrás Amazonas Energia, entre eles o da empresa, Radyr Gomes.

Pular para o conteúdo