EDUCAÇÃO

Programa Ciência na Escola recebe propostas até esta sexta-feira (8/5)

Propostas devem ser submetidas pelo sistema on-line SigFapeam

Desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus), o programa tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes do ensino público, bem como contribuir para o processo de formação continuada de professores. Professores da rede estadual de ensino e do município de Manaus têm até o dia 8 de maio para inscrever projeto no Programa Ciência na Escola (PCE), edital N°001/2020.

Pioneiro no País, o PCE estima apoiar até 600 projetos na capital e no interior do Amazonas. Cada proposta aprovada no PCE poderá ser contemplada com uma bolsa para professor (R$560), pelo período de seis meses, e três bolsas para estudantes (R$150), pelo período de cinco meses.

Submissão de propostas – As propostas podem ser enviadas pelos professores até o dia 8 de maio e deverão ser apresentadas em Formulário on-line específico via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br. Além do envio do Formulário on-line, a submissão do projeto requer a apresentação de documentação complementar, a ser anexada no sistema, como detalhado no edital.

Visão de professores – Para a professora de Língua Inglesa da Escola Municipal Professor Waldir Garcia, Luana Lima, O PCE oportuniza uma experiência única de fazer ciência e incentivar a pesquisa nas escolas. “Como professora de Língua Inglesa, realizei uma pesquisa inovadora na área da linguagem. Juntamente, com os jovens cientistas, conseguimos desenvolver o projeto e beneficiar tanto os alunos como a comunidade escolar, pois todos estavam envolvidos”.

A pedagoga e coordenadora de Tecnologias e Ciências da Escola Municipal Thomás Meirelles, Suzana Albuquerque, relata que já participou de duas edições do PCE e agora pretende participar desta edição. “O Programa Ciência na Escola proporcionou qualificação e oportunizou experiência que agregaram valor na minha prática diária com meus alunos. O incentivo fez com que eu buscasse, no universo científico, capacitação para a melhoria da qualidade da minha prática pedagógica”, comenta.

Edital do Programa Ciência na Escola, edital N°001/2020 – Clique aqui

Pular para o conteúdo