SAÚDE

Manaus tem 5,5% de profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus

Governo do Estado instalou serviços exclusivos de testagem rápida para profissionais de saúde, um deles funciona em sistema de drive-thru

Balanço parcial divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) aponta que, até este sábado (2/05), 1.279 profissionais de saúde foram diagnosticados com Covid-19 em Manaus, desde o início da pandemia. O número representa 5,5% dos 23.176 profissionais de saúde da capital na rede pública e privada.

Ainda segundo os dados da FVS-AM, 193 estão em isolamento domiciliar, 272 estão fora do período de transmissão, 25 internados – 19 em leitos clínicos e 06 em UTI. Foram contabilizados até o momento 12 óbitos, que corresponde a uma letalidade 0,93%.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, é importante esclarecer que, mesmo utilizando todos os padrões de segurança contra a contaminação, a Covid-19 tem um alto índice de transmissibilidade entre os profissionais de saúde, cuja estimativa da Organização Mundial da Saúde é de até 15%.

“Deve ser levado em conta o fato de que a assistência direta aos pacientes com Covid-19 aumenta a vulnerabilidade desses profissionais. Estamos lidando com um novo vírus que, para evitar a exposição e contaminação, exige de nós atenção redobrada, diferente de tudo o que estávamos a costumados”, alertou.

Para a secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz, o número de profissionais infectados é preocupante e, por conta disso, aos fluxos de trabalho nas unidades hospitalares estão sendo revistos para aumentar nível de proteção dos profissionais. Também está sendo verificado a necessidade de mudança na distribuição dos equipamentos para aumentar o nível de segurança dos trabalhadores que estão na linha de frente. “Também precisamos rever as práticas diárias, como a paramentação, desparamentação e manuseio dos EPis”, afirma Papaiz, que se recupera de Covid-19. A secretária garante que “de um modo geral, não temos falta de EPIs”.

Centros de Testagem exclusivos

O Governo do Amazonas, por meio da FVS-AM, criou dois sistemas de testagem para profissionais, sendo que um deles funciona na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas. Desde 15 de abril, quando o serviço começou a funcionar, 1.857 profissionais realizaram teste rápido. Desses, 1.329 testaram negativo e 528 foram positivos para novo coronavírus. O sistema funciona por pré-agendamento feito pelo aplicativo SASi, do Governo do Amazonas.

Drive-thru

A partir de 28 de abril, a FVS-AM, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abriu um serviço de testagem em sistema de drive-thru para profissionais de saúde, por meio do qual já foram testados 595 pessoas. Destes, 380 tiveram resultado negativos e 215 positivos para novo coronavírus.

Da redação, com informações da Susam

Pular para o conteúdo