SEGURANÇA

Polícia registra queda de 6,2% nos casos de roubos em Manaus no ano passado

Pela primeira vez em cinco anos, o crime de roubo registrou queda em Manaus, conforme indicadores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A redução no número de casos foi de 6,2%. O resultado é reflexo da nova política de segurança, comandada pelo titular da SSP, coronel Louismar Bonates.

Entre as medidas determinadas para enfrentamento desse tipo de crime, está a adoção de estratégias de policiamento com base na mancha criminal, ou seja, nas regiões com maior incidência de casos a polícia é convocada a intervir de maneira célere para inibir e prender suspeitos.

De acordo com o delegado Aldeney Goes, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), da Polícia Civil do Amazonas, a união entre a Polícia Militar e a Polícia Civil e a troca de informações também impactaram na redução do indicador criminal.

Na DERFD, 220 inquéritos foram concluídos com a apresentação dos autores à Justiça. Aldeney ressalta que, em muitos casos, há diversos autores envolvidos em uma mesma ocorrência. “Os 220 inquéritos não representam o número de pessoas que foram investigadas e presas. É claro que o número é bem maior do que isso, porque o inquérito, às vezes, pode investigar duas, três, cinco, dez pessoas, levando-as a responder pelo crime que cometeram”, enfatizou.

Na parte do policiamento ostensivo, a Polícia Militar desencadeou diversas operações focadas no comércio e em áreas como o transporte coletivo. Com a Operação Catraca, por exemplo, foi possível reduzir substancialmente o número de casos de roubos a ônibus.

A população pode auxiliar as forças de segurança a combater esses crimes por meio de denúncias anônimas. Pelo telefone 181, é possível repassar a polícia informações sobre suspeitos e locais de ações criminosas, auxiliando a polícia a combater os crimes e prender os envolvidos. O 181 funciona 24 horas por dia, e a ligação é gratuita.

Pular para o conteúdo