CULTURADESTAQUE

Aplicativo que vai medir a animação das torcidas no Carnaboi é batizado de “Bumbômetro”

Jogo colaborativo vai medir o entusiasmo da galera nos intervalos da programação do evento

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do governo do Amazonas, lança, em parceria com a startup FunTechShow, do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o “Bumbômetro”, aplicativo que vai movimentar as galeras azul e vermelha na 20ª edição do Carnaboi, que acontece no dia 24 de fevereiro, Segunda-Feira de Carnaval, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo).
Uma das ações que vai garantir a interatividade com o público no Carnaboi, o “Bumbômetro” vai medir a animação das torcidas de Caprichoso e Garantido, durante os intervalos da programação do evento. As imagens dos bumbás e seus respectivos termômetros serão exibidas em um telão e, a partir daí, começa o jogo colaborativo entre as galeras azul e vermelha.
Para participar, é só baixar o app “Bumbômetro” – que já está disponível para Android e iOS –, selecionar o boi de preferência e agitar o celular. A intensidade de cada torcida será medida, e ganhará aquela que mais se movimentar e atingir o ápice do medidor primeiro.
“Queremos oferecer ao público uma experiência e essa interatividade vai envolver as torcidas no evento. Todos vão querer ver seu boi preferido à frente do contrário. Tendo em vista a histórica rivalidade entre os bumbás, a disputa promete ser acirrada”, comenta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
O secretário destaca ainda a parceria com a Ufam. “É essencial aproximar o público da Universidade, mostrar para as pessoas o que é feito pelos acadêmicos e o que eles podem oferecer à população. Nesse caso, uma forma de entretenimento que alia tecnologia à uma cultura importante do nosso estado”, pontua.
Tecnologia
O aplicativo foi desenvolvido por Gustavo Freitas Martins, aluno de graduação em Engenharia da Computação da Ufam, que contou com uma equipe de cinco pessoas para o desenvolvimento na parte de programação.
Redes sociais
Quem estiver no Sambódromo também poderá interagir por meio das redes sociais. Ao postar fotos nos stories do Instagram ou Facebook com a hashtag #Carnaboi2020, as imagens serão reproduzidas, em tempo real, nos telões do evento, gerando, além da interação, diversão para o público.
Na ocasião também será disponibilizado um número de Whatsapp para mensagens de texto, que serão exibidas de forma randômica, na testeira digital, que rodeará todo o palco.

Pular para o conteúdo