DESTAQUE

Governo do Amazonas fará uso drone para fiscalizar e combater crimes ambientais

Ferramenta dará oportunidade de capturar imagens georrefenciadas dos locais onde ocorrem os ilícitos

A partir deste ano, o Governo do Amazonas vai usar Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), popularizada como “drone”, para fiscalizar e combater os ilícitos ambientais no estado. A informação é do diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto, Juliano Valente.

De acordo com o dirigente, a estratégia do órgão, é investir em tecnologia para ganhar mais agilidade no processo técnico de fiscalização de ilícitos ambientais. “O uso dessa tecnologia permite que o trabalho técnico de fiscalização consiga capturar dados fidedignos e importantes para o resultado da inspeção, e ainda impede que o profissional técnico ingresse em superfícies de alto risco”, afirma Juliano Valente.

O drone é um equipamento robótico capaz de executar tarefas automatizadas de coletas de dados em superfícies de difícil acesso. O uso desse instrumento torna o trabalho de monitoramento e fiscalização mais ágil e eficaz.

Para o gerente de Fiscalização do Instituto, Hermógenes Rabelo, o uso da aeronave vai permitir captura de imagens de alta resolução da área fiscalizada. “Além de identificar a área de uma forma mais ampla, o equipamento dispõe também da opção de filmagem capaz de capturar aspectos relevantes para o resultado da fiscalização ambiental”, disse Rabelo.

Tecnologia – O Ipaam iniciou também, durante o segundo semestre de 2019, o uso de uma ferramenta tecnológica que irá facilitar a emissão dos autos de infração em campo. A equipe está contando com a utilização de um tablet para registro dos ilícitos ambientais detectados em campo, além de uma mini-impressora portátil para a emissão do auto de infração.

Os fiscais não vão mais precisar voltar à sede do órgão para lavrar o auto de infração. Na mesma hora em que a irregularidade for identificada, a equipe conseguirá tomar as medidas administrativas cabíveis.

Pular para o conteúdo