DESTAQUENEGÓCIOS

Carros zero ganham quatro novos equipamentos de segurança obrigatórios

Novos itens de segurança serão obrigatórios em carros zero a partir deste na. Um deles é o controle de estabilidade.

Os veículos novos vendidos no Brasil ficarão mais seguros a partir deste ano. Isso porque duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passam a vigorar, determinam que os carros zero quilômetro já saiam fábrica com d quatro novos itens de segurança.
Os novos itens obrigatórios são: controle de estabilidade, cinto de segurança de três pontas, apoio de cabeça e isofix. O controle de estabilidade, chamado de esc ou esp, é um sistema que segura o carro em curvas mais fechadas, em pistas escorregadias e molhadas, e o mantém na rota, sem que perca a direção.
Esse dispositivo é obrigatório, por enquanto, só em modelos inéditos, ou naqueles que passarem por grandes mudanças, como a troca de geração. Mas em 2022, o controle de estabilidade passa a vir em todo o zero quilometro, independentemente de série.
Já o cinto de segurança de três pontas, que oferece maior proteção ao passageiro central do banco de trás, o encosto de cabeça, que protege cabeça e pescoço dos impactos de batidas, e o isofix, barra que serve para prender as cadeirinhas de bebê, passam a vir em todos os automóveis novos a partir de já.

Pular para o conteúdo