CULTURADESTAQUE

Museu Amazônico abre inscrição para Oficina de Produção Audiovisual gratuito

A Oficina de Produção de Audiovisual (OPA) será realizada no período de 20 de janeiro a 28 de fevereiro que tem como objetivo apresentar técnicas de produção audiovisual. As inscrições ocorrem até o dia 13 de janeiro com a divulgação dos selecionados na quinta-feira, 16. O Museu Amazônico fica localizado na Ramos Ferreira, 1036, Centro.

A OPA é uma atividade acadêmica oferecida gratuitamente pelo Museu Amazônico e será ministrada pelo produtor Thiago Morais, na qual o aluno terá a oportunidade de experimentar o fazer audiovisual. A OPA acontecerá nos seguintes dias da semana: segunda, quarta e sexta-feira, no horário das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (92) 3305-1181, ramal 2021 ou pelo telefone/whatsapp: 99468-8911.

De acordo com Thiago Morais, o resultado dessa oficina envolve uma produção de filmes produzida pelos próprios alunos com o apoio da Divisão de Difusão Cultural do Museu Amazônico que disponibilizará recursos técnicos como: equipamentos de filmagem, edição e finalização dos filmes, além de contar com um auditório com capacidade para 40 pessoas, para exibição dos filmes. “Isso é uma forma de cooperar com o fomento desse tipo de produção e divulgar os trabalhos dos jovens talentos”, afirmou Thiago Morais.

O diretor do Museu Amazônico, Dysson Teles entende que as iniciativas desse porte só fortalecem o papel da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Museu Amazônico, que é de se integrarem a sociedade, promovendo uma troca de saberes. “Nos anos anteriores a oficina foi desenvolvida no turno matutino, mas recebemos muitas mensagens de pessoas que tinham o interesse em participar e não tinham disponibilidade no horário da manhã. Elas pediam para abrir uma turma no horário da tarde e de preferência durante as férias, então decidimos oferecer o Curso de Férias este ano”, completou o diretor.

Sobre o instrutor – Thiago Morais é graduado em Produção Audiovisual pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte), atua no audiovisual desde 2003 como produtor e diretor de curtas metragens. Repórter cinematográfico de emissoras de TV desde 1995. Colaborador da Mostra Competitiva de Filmes do Município de Itacoatiara desde 2005. Coordenador do curso de cinema do Projeto Jovem Cidadão de 2008 a 2013. Coordenador da Mostra Paralela do Amazonas Film Festival e da Mostra social cinema por aí do Amazonas Film Festival de 2006 a 2013. Ministrou oficina de Cinema Digital no 6° AFF em 2009, na Casa Brasil de Porto Velho em 2010 e na Casa do Cinema da Amazonas Film Commission em 2012.

Thiago Morais também organizou o Festival Oitenta do Cinema Universitário (FOCU) e realizou a Mostra de Cinema Jovem Cidadão de 2009 a 2011. Curador e Colaborador do Box de Filmes Escola no Cinema lançado durante o 9° Amazonas Film Festival. Curador da mostra competitiva Projeto Jovem Cidadão no 10° Amazonas Film Festival. Produtor dos filmes contemplados no Concurso de Roteiro Amazon Sat – Núcleo de Cinema 2013 e 2014.

O produtor também integrou a equipe de cinegrafia do espetáculo ‘Glorioso’ do Governo do Amazonas – 2013 e 2014. Coordenador do Projeto ‘Cinema no Mundo da Bola’ 2014. Diretor de Imagens do Espetáculo “Lágrimas de Brinquedo – O Arauto dos Brinquedos – 2015 no Teatro Amazonas. Produtor audiovisual na Casa do Cinema da Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas de 2013 a 2017.

Pular para o conteúdo