CULTURADESTAQUE

Boi Garantido homenageia fundador Lindolfo Monteverde no Dia da Tradição

No dia da Tradição, celebrado neste dia 02 de janeiro, o Boi Garantido celebra os 118 anos de seu fundador, Lindolfo Monteverde, no curralzinho tradicional da Baixa do São José, com atrações do bumbá e novidades.

O evento começa às 8h, com a apresentação do cantor parintinense, Ken Pablo, que vai brindar os torcedores encarnados com toadas acústicas. Na sequencia se apresentarão o grupo Toada de Roda, e após, o show principal terá a participação do levantador Israel Paulain, do amo do boi Gaspar Medeiros, Batucada, Garantido Show e Banda Garantido.

Durante o evento, o presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso, vai divulgar as novidades do Boi da Baixa do São José para 2020. “Nada melhor que o aniversário de nosso fundador, para anunciar novidades dentro do nosso projeto para 2020”, explicou o presidente sem dar mais detalhes sobre o que será anunciado.

A festa é organizada pela Associação Regional Lindolfo Monteverde. Segundo a presidente da associação, Suzan Monteverde, o evento homenageia o legado deixado por seu bisavô. “Meu bisavô iniciou essa brincadeira aqui (Curral da Baixa), e hoje iremos relembrar tudo que ele nos deixou, a história de seus 118 anos”, destacou Suzan.

Sobre o fundador do Boi Encarnado

LC Marinho da Silva, mais conhecido como Lindolfo Monteverde, nasceu em no dia de hoje (2/1) de 1902, na cidade de Parintins. Ele faleceu no dia 05 de julho de 1979, uma quinta-feira, aos 77 anos, em Parintins.

Descendente de negros escravizados, os filhos de Lindolfo Monteverde contam que a avó era marcada a ferro e fogo nas costas. Lindolfo tornou-se cancioneiro popular, poeta e fundador do boi Garantido. Cantava tão forte e tão afinado que virou lenda. Segundos eles, quando Lindolfo cantava a terra estremecia e que, quando cantava na Baixa, ouvia-se no bairro da Francesa, no curral do boi contrário.

Lindolfo, pai de seis filhos, boêmio, versador, pescador, forjou seu boi na simplicidade e na força da tradição do povo humilde da Baixa da Xanda.

Dia da Tradição
Em 2012, a diretoria do Boi-Bumbá Garantido decretou o dia 02 de janeiro como o dia da Tradição, em homenagem ao seu fundador Lindolfo Monteverde.

O Garantido, Boi de Lindolfo Monteverde, rende homenagem a seu fundador neste dia 2 de Janeiro, dia da Tradição Vermelha e Branca, que marca a data de nascimento do Pescador da Baixa. Se estivesse vivo, Lindolfo completaria nesta quarta-feira, 117 anos de idade.

Pular para o conteúdo