DESTAQUEEMPREGO

Anac estuda abrir mercado aéreo no interior do Amazonas

A intenção da Agência Nacional de Aviação (Anac) de abrir o mercado aéreo no interior do Amazonas foi divulgada pelo deputado estadual João Luiz (Republicano), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam) e, nesta terça-feira (17/12), esteve reunido, em Brasília, com o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Rafael José Botelho.

Para o deputado João Luiz, o aceno chega à boa hora, uma vez que a MAP Linhas Aéreas, principal empresa de transportes de passageiros no interior do Amazonas, tem cancelado voos e prejudicado os consumidores amazonenses.

“Expomos a situação que o interior do Estado tem enfrentado devido à suspensão das operações da MAP e o superintendente se comprometeu em atuar junto à companhia para solucionar o problema. O superintendente também informou que estuda abrir o mercado, atraindo mais aéreas para operar no interior do Estado, gerando maior concorrência, reduzindo o preço das passagens e garantindo segurança aos usuários”, afirmou João Luiz.

De acordo com João Luiz, além das reclamações sobre os cancelamentos de voos, a CDC/Aleam tem registrado denúncias sobre as condições de segurança apresentadas pelas aeronaves da MAP. “Com essa possibilidade de abertura do mercado de aviação, o interior do Estado terá aviões operando com mais segurança”, ressaltou.

O parlamentar informou, ainda, que durante a reunião foi discutida a necessidade de se fazer alguns ajustes de segurança nos aeroportos do interior do Amazonas. “Levamos essa questão à Anac, a qual se colocou à disposição para ajudar a alavancar a aviação no Estado. Para isso, já convidamos a agência a participar de uma audiência pública em fevereiro, na Assembleia Legislativa do Amazonas, que contará com a participação do senador Plínio Valério (PSDB)”, comunicou o Republicano.

MAP
A MAP suspendeu as operações em outubro, mas após debates na Casa Legislativa, a empresa comunicou a retomada dos voos no último dia 8 de dezembro, no entanto, por meio de reclamações registradas na CDC/Aleam, foi verificado um número frequente de cancelamentos de voos.
A MAP Linhas Aéreas opera nos municípios de Coari, Eirunepé, Tefé, Lábrea, Carauari, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Parintins.

Pular para o conteúdo