Amazonas compartilha experiência em gestão de unidades de conservação durante encontros em Recife

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está participando, em Recife, de uma agenda de encontros para compartilhar experiências e aprimorar a gestão de unidades de conservação. A programação teve início, nesta terça-feira (10/12), com o 3º Encontro do Fórum Permanente de Órgãos Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

O fórum, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Áreas Protegidas, reuniu dez estados do País para discutir temas relacionados à agenda ambiental, como compensação ambiental e o cadastro nacional de unidades de conservação. Segundo a assessora técnica da Sema, Maria Edilene, o debate é uma oportunidade de fortalecer a articulação institucional para a implementação do SNUC e do Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe).

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEMA

“É a chance dos órgãos gestores e formuladores de políticas integrantes do Sistema trocarem experiências para o mapeamento e o cadastro das unidades de conservação estaduais em um sistema nacional, que facilitará o diálogo dos estados com os municípios da federação”, destacou Maria Edilene.

A ferramenta “Teams”, da Microsoft, também foi tema da reunião. A plataforma funcionará de maneira permanente para a comunicação entre os órgãos gestores.

Outras agendas – A Sema também participa, em Recife, de outras agendas ambientais para fortalecer a política de proteção das unidades de conservação. Do dia 11 a 14, a equipe do órgão estará presente no IV Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e no IX Seminário de Áreas Protegidas e Inclusão Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content