DESTAQUE

Prefeitura realiza primeiro ‘Colóquio da Cultura Digital na Educação Infantil’

Prefeitura de Manaus realizou o primeiro “Colóquio da cultura digital na educação infantil”, nesta terça-feira, 3/12, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul de Manaus. O objetivo da ação foi sensibilizar diretores, pedagogos e professores da educação infantil quanto ao uso do aparato tecnológico e midiático no processo ensino-aprendizagem na primeira etapa do ensino básico.

O colóquio é a culminância do projeto formativo ‘Cultura digital: Letramento digital na educação infantil’, desenvolvido durante todo ano nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE). O evento contou com palestras, banners, exposição de recursos tecnológicos, além de uma roda de conversa.

Além da GTE, a Divisão de Educação Infantil (DEI) e a Gerência de Formação Continuada (GFC) foram parceiras no projeto formativo. A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, explicou que essa parceria entre os diversos setores da Semed, fortalece o currículo e ajuda a levar a educação municipal para o século 21.

“Trabalhar a cultura digital desde a educação infantil é fundamental porque não orientamos apenas os professores, mas as famílias também. Essa orientação de mediar o uso da tecnologia vai ajudar a um desenvolvimento mais saudável das nossas crianças e é isso é o que a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto almeja”, completou.

A ideia de realizar o colóquio, de acordo com o organizador, o assessor da GTE João Raimundo Silva, é incentivar o uso pedagógico dos recursos tecnológicos existentes nas escolas, seja plugado ou desplugado.

“Nós formamos os coordenadores de mesa, que são as pessoas que trabalham com isso nas escolas, depois nós fizemos a formação com os professores tanto da zona urbana, quanto da rural, onde trabalhamos as possibilidades de recursos tecnológicos. O colóquio é para trazer para cá o que nós estamos fazendo”, pontuou.

Uma dessas ações de sucesso é realizada no Cmei Roxana Bonessi, localizado na zona Norte de Manaus. De acordo com a coordenadora do telecentro, Suely Garcia, graças ao trabalho desenvolvido, alguns professores conseguiram até apresentar ações na socialização de práticas formativas da DDPM, realizada no início de novembro.

“Conseguimos que duas professoras apresentassem suas práticas pedagógicas na socialização. A gente trabalhou com as Mesas Educacionais Mundo das Descobertas (MDD), que é um meio em as crianças desenvolverem raciocínio lógico, a manipulação com o uso das tecnologias. Trabalhamos com o sistema de rodízio, cada dia uma turma, e as professoras aproveitam o momento para trabalhar os conteúdos programáticos como raciocínio lógico, a linguagem e o pensamento criativo”, finalizou.

Pular para o conteúdo